
Achei muito interessante o Post que achei no Blog Oxenti.com no qual fui dar uma olhada, graças a mais uma dica do nosso Colaborador Wilson Prodoscimo, sobre a História de Vida em Ordem Cronológica, do nosso Querido, mas não tão Amado assim Windows. Vale a pena dar uma olhada, ficou muito Legal
No meu tempo de curso Técnico eu estava fazendo uma pesquisa sobre as primeiras versões do Windows, até o Windows daquela época. Nunca terminei a apresentação que eu estava fazendo no PowerPoint, mas ainda tenho as imagens. Confira como era o Sistema operacional:
Windows BETA.
Setembro de 1981. A Microsoft inicia um projeto chamado Interface Manager. Um dos primeiros protótipos utilizava apenas menus na parte de baixo da tela.
A Interface foi modificada em 1982, usando o Xerox Star
Windows 1.0
20 de Novembro de 1985. A primeira versão do Windows foi uma revolução no conceito de utilização do Sistema, afinal, ela introduziu o mouse na vida do usuário. Alguns aplicativos como o Calendário, Calculadora, Bloco de Notas, Relógio e ferramentas de comunicação permitiram ao usuário fazer quase tudo que se faz num Smartphone hoje em dia. (tá, não dava pra navegar na Internet).
Windows 2.0
2 de abril de 1987 . O Windows 2.0 veio com basicamente os mesmos aplicativos do Windows 1.0, mas continha muitas inovações no gerenciamento deles. A MS teve a idéia de aproveitar totalmente os recursos do processador Intel 286 (!), Memória estendida e utilizar uma comunicação entre aplicativos (DDE). O Windows 2.0 suportava gráficos VGA e ainda permitia que você movesse as janelas. O Windows 2.0 começava a ficar parecido com o que conhecemos hoje.
Windows 286 (2.11)
O Microsoft Windows/286 e Windows/386, na verdade era o Windows 2.11 foi apresentada em 1989. Os requisitos mínimos para rodar o Windows 286 eram: 512K de RAM, DOS 3.0, 720k de espaço em disco e exigia uma placa de vídeo.
A diferença entre o Windows 286 e o 386 era que eles eram projetados para processadores diferentes. O Win/386 era muito mais avançado do que o 286. Ele permitia multitasking, e aplicações rodando em Background, além de emular um processador 8086 virtual.
Windows 3.0
22 de maio de 1990. O Windows 3.0 veio com muitas novidades como o suporte a multimídia e a redes, trouxe também um gerenciador de arquivos, de programas e de impressoras. Também foi introduzido o jogo de Paciência.
Windows 3.1
O Windows 3.1 trouxe poucas mudanças na interface, se comparado ao Windows 3.0. Foi como um Service Pack para o Windows 3.0.
Windows 3.2
O Mesmo Windows 3.1, mas em Chinês
Windows 3.11 for Workgroups
A Versão “para Workgroups” trazia o diferencial de trabalhar melhor com redes de computadores, porém não trazia suporte a Internet Dial Up, para isso, você iria precisar de programas de terceiros, que costumavam conflitar com o Windows. Foi o primeiro Windows que eu usei em 1994. O Windows já suportava o novo sistema de arquivos de 32Bits da Microsoft.
Windows NT 3.1
6 de Abril de 1992. Era uma versão “Profissional” do Windows, voltada a usuários corporativos que precisavam de servidores. Foram lançadas duas versões: Windows NT 3.1 e Windows NT Advanced Server e rodava tanto nos processadores Intel X86, quanto no MIPS R4000 e no DEC Alpha, além disso, ele foi o primeiro sistema a utilizar Unicode internamente.
O Windows NT surgiu de uma Joint com a IBM. Na época, a Microsoft desenvolvia o Windows NT juntamente com o OS/2, tornando muitos aplicativos do OS/2 compatíveis com o Windows NT.
Ele começou a ser desenvolvido em 1988.
Windows NT 3.5
21 de Setembro de 1994. O Windows NT 3.5 adotou os nomes Windows NT Workstation e Windows NT Server. Incluiu novos recursos como OLE e consumia menos memória do que o Windows NT 3.1. O Windows NT 3.5 se recusava a instalar em processadores mais novos do que o Pentium, mas isso foi corrigido no Windows NT 3.51
Windows NT3.51
Windows For Pen Computing:
Esta versão do Windows 3.x lançada em 1994, era voltada a computadores que utilizavam canetas, ou seja com interface toutch screen.
Windows 95
O Windows 95 trouxe muitas novidades em relação ao Windows 3.11, uma delas era o Microsoft Internet Explorer, que permitia navegar na Internet sem nenhum problemas. A Interface do Windows 95 também foi uma revolução na época. O Gerenciador de programas foi substituído pelo Menu Iniciar. Outra revolução foi o suporte nativo a USB.
A Microsoft lançou também o Windows 95 OSR2, que suportava alguns recursos não suportados pela versão anterior, entre elas o sistema de arquivos de 32Bits, Fat 32.
O Windows 95 popularizou ainda mais o sistema operacional da Microsoft.
Ele exigia :
Processador 486 DX/ 25Mhz (Mas eu já vi ele rodando num 386)
8MB Memória Ram
40-45MB de espaço no HD
3.5” floppy drive ou CD-ROM
Windows NT 4.0
Windows 98
Junho de 1998. O Windows 98 foi um grande mico para a Microsoft. Na primeira versão ele era considerado pesado, tinha muitos problemas e forçou a Microsoft a lançar em Maio de 19999 o Windows 98 SE, que foi considerado o melhor Windows já lançado até o lançamento do Windows 2000. Ele trazia grandes mudanças estruturais, como o suporte a Plug And Play, mas nenhuma mudança significativa na interface.
Na época ele exigia 16MB de RAM 200MB de espaço livre em Disco e um processador 486 DX/ 66Mhz
Windows 2000
Fevereiro de 2000. O Microsoft Windows 2000 foi lançado em 3 versões: Professional, voltado ao usuário corporativo; Server e Advanced Server, voltados a servidores e estações multiprocessadas.
A Versão Professional era voltada a estações de trabalho e pequenas redes. Ele era mais estável do que o Windows 98, mas, os drivers para certos dispositivos eram difíceis de encontrar. Ele exigia 64MB de RAM e 650MB de espaço em disco e tinha a capacidade de trabalhar usando 2 processadores.
A Versão Server e Advanced Server exigiam 256MB de RAM, e 1GB de espaço em disco, a diferença entre as duas é que a Versão server suportava até 4 processadores e a Advaced Server suportava até 8 processadores.
Windows Neptune
Não Lançado comercialmente
O Windows Neptune, foi a primeira tentativa da Microsoft em adaptar o Windows 2000 para os usuários residenciais, mas foi descontinuada em favor do Windows XP.
Windows ME.
Setembro de 2000
O Windows Mistaken Millenium Edition era uma versão melhorada do Windows 98 e foi o último Windows baseado em DOS que a Microsoft fez. Ele trouxe melhorias na parte de recuperação de dados, uma interface mais parecida com a do Windows 2000, além de introduzir o Microsoft Internet Explorer 5.5, o Windows Media Player 7.0 e a Restauração do Sistema e o MSN Explorer. Ele trazia também o DVD Player.
Infelizmente junto com todas essas novidades o Windows ME trouxe uma enorme quantidade de Bugs e por isso ficou no mercado durante mais ou menos um ano, até que foi engolido pelo Windows XP.
Windows XP:
Outubro de 2001
Em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, na época considerado pesado, lento, cheio de frescuras,. O Windows XP foi lançado em duas versões: Profissional, Com melhor suporte a redes e suporte a dois processadores e Home edition, mais enxuta, voltado a usuários domésticos Depois veio a versão Media Center, para você colocar um computador na sala e usar como uma central de mídia digital. Depois surgiu a versão Starter, que é uma versão limitadíssima do Windows, que suporta no máximo 256MB de RAM, só permitia que 3 programas fossem abertos simultaneamente, e é voltada para países emergentes.
Em Março de 2003 a Microsoft lançou o Windows XP 64Bits para processadores Athlon 64, disponível somente em Inglês então em Abril de 2005 Lançou o Windows XP Professional X64Bit Edition.
Windows 2003
O Windows 2003 veio pra substituir as versões Server do Windows e veio em várias versões:
Windows Small Business Server Voltado a empresas de pequeno porte, para criar servidores de domínio. é uma versão “Starter” do Windows 2003
Web Edition – Voltado para empresas de hospedagem WEB
Standard Edition – Para pequenas e médias empresas criarem servidores de domínio, de arquivos e de impressão. Suporta até 4 processadores
Enterprise Edition – Para empresas de médio e grande porte e suporta até 8 processadores, e ainda suporta clusters.
Datacenter Edition- Voltado para grandes servidores de dados
Windows Compute Cluster Server – Voltado para computação de GRANDE porte, com vários computadores Leia mais sobre Clusters aqui (em inglês).
Windows HPC Server 2008 – é o Sucessor do Compute Cluster Server.
Windows Storage Server – Voltado para servidor de arquivos.
Windows Vista
Janeiro de 2007
O Windows Vista, amado por uns Odiado por muitos, é o novo sistema operacional da Microsoft e veio com uma revolução que não se via desde o Windows 95. Entre as novidades, estão aprimoramentos na segurança, nova Interface, pesquisa instantânea, novos jogos, o Flip3D, AERO, etc..
Embora exija muitos recursos do computador (tipo uns 2GB de RAM) é o sistema mais seguro já feito pela Microsoft, porém, por ser pesado sua adoção está sendo lenta.
Ele foi lançado em várias versões, cada uma para um público definido, e a versão ultima-te para todo os públicos. Sobre as versões do Vista, você pode encontrar mais informações no site da Microsoft.
Windows Home Server
Julho de 2007
A Microsoft lançou uma solução para um tem mais de um computador em casa e deseja criar um mini-servidor. Ele concentra num PC só algumas informações vitais de até 10 computadores, como a Saúde (status de Antivírus e Firewall), faz Backup, Compartilha arquivos etc..
Windows 2008
O Windows 2008, é a evolução do Windows 2003, e possui basicamente as mesmas versões do mesmo
Windows Seven
A ser lançado. Substituindo o Vista, o Seven será um novo Windows, mais leve, mais rápido e com todos os recursos que o Vista já tem, além do suporte a Multitoutch, novos menus, e algumas mudanças visuais. Não se sabe ao certo o que virá com o Windows Seven, pois ele ainda está em desenvolvimento e muitas coisas podem mudar ainda.
Curiosidades:
- O Gerenciador de programas, sobreviveu até o Windows XP Service Pack 3, e foi removido apenas no Windows Vista.
- No meu Pentium III, o Windows 1.0 diz que não tem memória suficiente para rodar. Nem no VMWARE, por causa do DOS 6.0, que não é compatível.
- A Microsoft lançou o Internet Explorer, desde a versão 2.0 até a versão 5.0 para o Windows 3.1x
- Em 2005 a Microsoft lançou um box comemorativo com todas as versões do Windows até aquele ano, em vários lugares do mundo. Infelizmente o Brasil ficou fora deste lançamento.
- O Windows NT foi baseado no OS/2 da IBM.
Outras considerações:
Eu comecei usando o Windows 3.11, num 486 DX4/ 100Mhz, ganhei do meu pai o Windows 98 Primeira edição para instala-lo. Anos depois quando compramos outro computador (Um Pentium III 750Mhz), este veio com o Windows Millenium Edition, o qual utilizei amplamente, e depois substituí pelo Windows XP. quando comprei o meu Core 2 Duo, instalei o Windows XP e no meu laptop uso Windows Vista.
Utilizei quase todas as versões do Windows, desde o 3.11, incluindo Server e Advanced Server do Windows 2.000, Windows 95, Windows 98, e até o Windows 97 (?) Eu cheguei a utilizar e posso dizer com segurança que o Windows XP é o mais adequado para a maioria dos usuários até agora, embora eu prefira utilizar o Vista.
Quando eu tiver um tempo extra novamente, vou fazer uma linha do tempo parecida como MAC OS, mas dificilmente falarei assim do Linux, pois tem bilhões de distribuições e variações.
Finalmente, acho que este artigo seja útil para todas as pessoas que utilizam ou que precisam deste material para alguma pesquisa. As fontes consultadas foram muitas, entre elas a Wikipedia, a Microsoft Brasil, Microsoft USA, e outros sites especializados.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir