Não é de hoje que a pirataria é um "problema/solução" que causa muita polêmica, principalmente se tratando de games.
Muitos perguntam, o porque do "problema/solução".
Problema porque uma boa fatia das vendas de
games é prejudicada pela pirataria, trazendo muita dor de cabeça e prejuízo aos desenvolvedores.
Solução porque a pirataria torna os games mais acessível, de um modo geral, aqueles que não teriam condições de estar
comprando jogos originais, principalmente se tratando de países de 3º mundo como o
Brasil.
Aqui o problema é sério, real, e de difícil solução. Os jogos chegam mais caros que nos países de primeiro mundo, os impostos elevam os preços a situações absurdas, e para ajudar, o salário da maioria da
população é realmente baixo, se tornando um luxo, e privilégio de poucos jogar videogame sem recorrer aos piratas.
Conforme o tempo passa várias tentativas de acabar com a pirataria vem surgindo, de acordo com especialistas o cerco está se fechando, e em um futuro próximo, vai ser cada vez menor o número de jogos piratas. Segue algumas curiosidades:
Blu-ray disc:Tecnologia nova e cara, exclusiva no Console da Sony, o Ps3.
Apesar de boatos, até hoje não existe provas concretas sobre pirataria no PS3.
Starforce, Securom:Proteções anti-pirataria em jogos de pc que foram "grandes promessas" de solução, que definitivamente não funcionou, sendo rapidamente quebrada por Crackers.
DRM:Ubisoft lança junto com Assassins Creed II, uma verificação online que só permite que os jogos genuínos sejam rodados em pcs que tenham acesso a internet.
Apesar de estar funcionando por algumas horas, muita gente anda reclamando do sistema, devido a quedas nos servidores, e travamentos repentinos.
A Ubisoft coloca a culpa em Crackers atacando seus servidores.
Banimento:Esse é um metodo polêmico que a Microsoft usa para combater a pirataria, banindo definitivamente consoles desbloqueados da Live, e desabilitando algumas funções do Xbox 360 de quebra, como instalar jogos no Hd.
Distribuição DigitalUsado pela Sony no Psp Go, e no "console" nacional, o Zeebo.
Tanto um como outro não tem acesso a mídia fisica, deixando as vendas online como método de distribuição dos jogos.
No Pc existe o Steam, um sistema de distruição digital muito usado, aonde o atrativo são as frequentes promoções em venda de jogos originais.
Dlcs:Estratégia que a maioria dos desenvolvedores vem usando, vendendo Conteúdo extra do game através de Dlcs, sendo impossível ter acesso a este material sem comprar pela internet.
Finais em DLCs?Recentemente o Executivo-Chefe da Epic Games teve a brilhante idéia de dar codigos que habilitam ver os finais dos jogos apenas pra quem comprou o jogo novo, qualquer outra pessoa que usasse o jogo teria que pagar pra destravar o final via DLC. Prejudicando quem compra jogos piratas, e o pior, atrapalhando totalmente o comercio de jogos usados.
Razor 1911, e o FBI:Um dos maiores grupos de Crackers ( se não for o maior) de Pc o Razor 1911, está sob investigação do FBI, que já afirmou ter conhecimento de nomes de alguns dos integrantes, e será questão de tempo para se darem "mal".
Ubisoft : "Estamos felizes em dizer que ACII e SH5 estão resistindo às tentativas de serem crackeados"
por
SteelDragon, fonte
GameVicio, data
08 Mar 16:15 (22 horas atrás) editar removerA novela da vez no mundo dos
games "
Ubisoft vs
Crackers" ainda continua dando o que falar. Na tarde de hoje a desenvolvedora francesa expressou sua satisfação via
Twitter, com seu novo sistema de proteção, que até o momento segundo ela, continua infalível:
"
Estamos felizes em dizer que ACII e SH5 estão resistindo às tentativas de serem crackeados. Nós ouvimos os rumores, mas ainda não confirmamos nenhuma versão que foi crackeada com sucesso." Disse a Ubi.
Mesmo após os servidores que sustentam o serviço DRM terem ido abaixo neste último final de semana, ficando mais de 6 horas fora do ar, e tendo deixado milhares de jogadores que possuem uma cópia legítima de
Assassin´s Creed II, e
Silent Hunter 5 impossibilitados de jogar. No entanto, a
Ubisoft se mostra feliz e confiante com seu novo sistema, e sua declaração não deixa de ser também uma alfinetada para os grupos de crackers, que até o momento já devem somar muitas horas de trabalho sem
sucesso para passar por cima da miraculosa solução antipirataria.
Dias antes do lançamento de
ACII, foi noticiado que o sistema já havia ido por água abaixo. Contudo, a
Ubisoft prontamente respondeu, desmentindo todos os boatos, e até então, pelo que tudo indica, ela estava realmente certa.
Em
ACII os jogadores relatam que o jogo não avança, depois de entrar no "animus", travando na tela branca de carregamento. Em
SH5 acontece algo semelhante, o jogo funciona, mas não deixa o jogador avançar.
Atualização - Servidores da Ubisoft sob ataque hackerA
Ubisoft acaba de divulgar uma nova nota: "
Nossos servidores estão sob ataque novamente. Alguns jogadores estão enfrentando problemas para logar. Nós estamos trabalhando nisso e vamos mantê-lo informado."
Segundo a Ubi, seus servidores tem sofrido ataques de grupos hackers, e por esta razão, eles estiveram fora do ar neste último final de semana. Mas pelo visto, os problemas voltaram a acontecer novamente, e alguns proprietários de
Assassin´s Creed II, e
Silent Hunter 5, estão mais uma vez a ver navios.
Mas será mesmo que chave para a solução de todos os problemas em relação à pirataria de jogos para PC chama-se DRM ? Se a moda pegar, os grupos de crakers no mínimo terão maiores desafios pela frente, já que os sistemas usados com mais frequência como
StarForce,
SecuRom, aparentemente já não oferecem grandes esforços para serem quebrados por eles. Enquanto isso, os legítimos clientes da
Ubisoft, terão que ficar dependentes para sempre de seus servidores.