HISTÓRIAS TECNOLÓGICAS - O MSX NÃO MORREU !


Pois é, ai você lê o Título do Post acima e me pergunta, mas que diabos é MSX ? E eu respondo, foi o meu primeiro "computador", ele tinha um super processador Z80 A de 8bits e vinha com memória de 80Kbytes sendo 16K para vídeo e 64K para dados, diriamos assim.
Um dos motivos de escrever esse Post, foi a saudade que bateu do meu velho amigo, devido a esse post do Meio Bit sobre a MSX RIO uma "feira" para amantes do MSX que aconteceu no Rio de Janeiro, post esse, sugerido pelo nosso consultor / colaborador Wilson Prodoscimo.
Clicando em Leia Mais... você pode ler a reprodução da História desse Computador que eu achei no
Museu da Computação e Informática - MCI e assim saber um pouco mais sobre a TECNOLOGIA que estava ao nosso alcance nos anos 80 & 90.
ABRAÇOS !



Expert
Expert Fabricante: Gradiente
País: Brasil
Linha: MSX
Compatibilidade: MSX-1 (National - Japão)
Ano de lançamento: Dez/1985
Processador: Z80 A, de 8 bits
Clock: 3,58 MHz
Memória RAM: 64 Kbytes
Memória ROM: 32 Kbytes
Modelos: 1.0 (XP-800), 1.1 (GPC-1), Plus, DD Plus

O Expert da Gradiente e o Hotbit da Sharp foram os dois representantes da linha MSX no Brasil. A CPU do Expert é o processador Z80 A de 8 bits, que opera em conjunto com dois processadores auxiliares, dedicados a vídeo e áudio. Essa arquitetura era considerada a mais avançada na área de 8 bits. O gabinete dos modelos 1.0 e 1.1 era na cor grafite, nos modelos DD e DD Plus a cor passou para preto.

O Expert tinha 80 Kbytes de memória RAM, 16 Kbytes são para vídeo e os outros 64 Kbytes eram distribuídos em 4 páginas (0 a 3) de 16 Kbytes de memória. Nas páginas 0 e 1 estavam a ROM e o interpretador BASIC. O Expert utilizava aproximadamente 4 Kbytes do restante da memória para armazenar variáveis para o seu funcionamento. Os 28 Kbytes de memória restante eram para uso do usuário. A memória RAM podia ser expandida para até 256 Kbytes, por meio de cartuchos. A ROM, de 32 Kbytes, continha o sistema operacional e o interpretador MSX-BASIC (identico ao utilizado nos micros compatíveis IBM/PC).

O Expert tinha como linguagem de programação residente o Assembler Z80, MSX-BASIC e o DISK-BASIC (ambas as versões do BASIC eram extremamente poderosas e cheias de recursos).

O Expert tem 3 maneiras diferente de funcionamento:

  1. Quando liga o Expert mantendo pressionada a tecla SHIFT, a interface de disco (interna) é ignorada. O BASIC residente funciona numa versão mais simples e pode ler e gravar programas apenas a partir de uma fita cassete e cartuchos.
  2. Ligar o Expert sem pressionar nenhuma tecla e sem colocar o Disco-Mestre no acionador de disco, neste caso é assumido o DISK-BASIC, uma versão mais completa do BASIC em relação a opção 1, pode ler e gravar programas em disquete.
  3. Ao ligar o Expert sem pressionar o SHIFT e tiver o Disco-Mestre inserido no acionador de disco, será carregado o MSX-DOS, que transfigura completamente o micro. Quando o MSX-DOS está no comando do Expert, sua organização interna muda de maneira drástica e seus recursos passam a ser completamente diferente. Esse sistema era compatível, a nível de comandos, com o CP/M e passava a utilizar uma vasta biblioteca de programas tais como WordStar, dBase II, SuperCalc, MBASIC, Turbo Pascal, Fortran IV, etc. Nesse modo o MSX era reconfigurado deixando-o compatível com inúmeros outros computadores mas perdia algumas características do padrão MSX.
Expert O Expert deixou de ser fabricado pela Gradiente em 1990.


TECLADO
O teclado é constituído de 89 teclas com suporte a gráficos e acentuação em Português. Acima e à esquerda, encontra-se cinco teclas de função (F1 - F10), que, em conjunto com a tecla SHIFT, produziam até dez diferentes funções. A direita encontra-se o teclado numérico reduzido e abaixo, seguindo o padrão MSX, as quatro teclas de movimentação do cursor são de tamanho grande.


VÍDEO
O Expert pode ser ligado em uma TV preto e branco ou a cores (padrão PAL-M) ou a um monitor de vídeo monocromático ou colorido. O monitor apresenta uma qualidade de imagem muito superior às da TV. O monitor MM12 (fabricado pela Gradiente) tem 12 polagadas, é monocromático e tem formato quadrado, controles externos de contraste, brilho, fundo invertido e redução da imagem.

O padrão MSX-1 impunha a existência de 4 tipos de tela:
SCREEN 0 - para texto de 24 linhas e 40 colunas; SCREEN 1 - para texto de 24 linhas e 32 colunas; SCREEN 2 - para gráficos de alta resolução, 256 X 192 = 49152 pontos, 16 cores; SCREEN 3 - para gráficos de baixa resolução. O SCREEN 3 "plota" pontos em baixa resolução, ou seja, cada pixel da SCREEN 3 é constituído por 4x4 pontos da SCREEN 2. Em contrapartida, cada um deles pode ter uma cor diferente.

Quando o micro é ligado, assume a SCREEN 0. Os caracteres do MSX são definidos em uma matriz de 8x8 pixels.


PERIFÉRICOS
PerifericosA Gradiente desenvolveu para o Expert toda uma família de periféricos. O monitor de vídeo monocromático MM12, joystick JS-1, gravador data-corder DR-1, modem TM-1, adaptador de TV TA-1 entre outros.

O Expert se transformava em um terminal de videotexto (Telesp) e Cirandão (Embratel) mediante a inserção de um cartucho TM-1. O TM-1 era formado por um modem de 1.200/75 bauds e interface serial, discador telefônico, conector de entrada e saída padrão RS-232C, programável de 50 a 19.200 bauds.

Na parte frontal tem dois encaixes onde são conectados os cartuchos (cartridge A - slot 1, cartridge B - slot 2) onde pode-se encaixar memória pré gravada, expansões ou interfaces de periféticos. Na parte esquerda encontra-se dois conectores para joysticks (fabricação própria ou qualquer outro padrão Atari) ou mouse. No lado direito, o drive de 3,5 polegadas (na versão DD Plus).

O padrão MSX, ao ser estabelecido, escolheu o disco de 3,5 polegadas (720 Kbytes) como padrão, pois dava a melhor razão custo/benefício em relação à confiabilidade e a quantidade de informação armazenada. Porém, o drive mais popular à época era o drive de 5 1/4 polegadas (360 Kbytes), era possível utilizá-lo através de uma interface externa (tipo cartucho) conectada a um dos slots. O acionador assumia os drives A/B, devido à prioridade dos slots A e B sobre o slot interno onde se encontra a interface de disco do drive de 3,5 polegadas, que funcionava como C/D. Na versão Expert DD Plus, lançado em 1989, tinha um drive de 3,5 polegadas embutido no gabinete. A formatação do MSX era identica à do IBM/PC, e esta característica permitia a troca de informações entre essas linhas.

Na parte traseira da unidade central, ficam as saídas para acoplamento de periféricos como vídeo RGB e monocromático, impressora paralela padrão Centronics, data corder (gravador) e áudio entre outras. A Gradiente oferecia uma interface opcional para comunicação que acoplava até oito diferentes expansões, inclusive um modem, com isso, era possível o acesso a banco de dados públicos, como o Cirandão, da Embratel.

A Gradiente parou de fabricar o Expert em 1990.


MICHAEL SCHUMACHER VOLTA A FERRARI NA VAGA DE MASSA

Amigos Leitores, realmente essa notícia me surpreendeu. Clicando em Leia Mais... você pode ler a matéria completa do Globo.com que afirma, que após uma reunião com a cúpula da Ferrari e por lealdade a equipe, Michael Schumacher está de volta a Fórmula 1, assumindo assim no próximo GP a vaga deixada por Felipe Massa, que se recupera de acidente sofrido no último Fim de Semana, no GP da Húngria.
É esperar para ver, mas como bem sabemos, o Alemão não brinca em serviço!
ABRAÇOS !





Schumi vinha atuando como consultor da Ferrari

Michael Schumacher irá substituir Felipe Massa até o brasileiro se recuperar do grave acidente sofrido no treino classificatório para o GP da Hungria. Após o convite da Ferrari, o alemão passará por um forte trabalho de preparação física para estar apto a pilotar já no GP da Europa, em Valência, no dia 23 de agosto, próxima etapa do Mundial de F-1.

- Encontrei nesta tarde com Stefano Domenicali e Luca di Montezemolo e, juntos, decidimos que eu irei me preparar para assumir a vaga de Felipe. É verdade que o capítulo Fórmula 1 já estava encerrado para mim completamente, mas também é verdade que, por razões de lealdade à equipe, não posso ignorar esta situação infeliz. Mas como competidor também estou muito ansioso para encarar este desafio - diz Schumacher, em seu site oficial.

Schumacher, de 40 anos, vinha trabalhando como consultor da equipe e começará a fazer nos próximos dias um período de preparação para poder voltar a pilotar na próxima etapa. Heptacampeão mundial, o alemão voltará às pistas pouco menos de três anos após sua aposentadoria oficial. Sua última corrida na F-1 foi o GP do Brasil de 2006, em Interlagos, vencido por Felipe Massa.

- A Ferrari pretende colocar Michael Schumacher no carro de Felipe Massa até o brasileiro estar pronto para correr novamente. Michael Schumacher disse que está pronto e, nos próximos dias, ele passará por um específico programa de treinamento. No fim, será dada a confirmação para ele participar do GP da Europa, no dia 23 de agosto - diz a nota oficial da Ferrari.





VÍDEO DO DIA - MARCELO ADNET NO PROGRAMA DO JÔ


Amigos Leitores, depois de um FERIADÃO aqui em SJC e a TEMPESTADE e queda de energia elétrica ontem, estamos no ar novamente !
E para quem não viu ainda, aqui vai a sequência de 4 videos que resumem a integra da entrevista de Marcelo Adnet no Programa do Jô.
Sou fã desse cara, ele é uma das melhores descobertas no universo humorístico brasileiro dos últimos anos.
Clique em Leia Mais... e Divirta-se ! ABRAÇOS !!!!


Marcelo Adnet no Jô - Parte 1





Marcelo Adnet no Jô - Parte 2






Marcelo Adnet no Jô - Parte 3






Marcelo Adnet no Jô - Parte 4









IMAGEM DE HOJE - FEIO OU POBRE ?



Amigos Leitores, a uma lenda urbana que diz que não existem pessoas feias, existem pessoas pobres, pois com dinheiro, qualquer um fica bonito!
Clique em Leia Mais... confira e me diga se vocês concordam com essa afirmação! ABRAÇOS!







image0015

maiss!!!

image0033

image00413

image0028

image00616

image00510

image0134

image0076

33282-jeito.jpg

image0147




COMPRAR UM CONSOLE OU JOGAR NO PC ?

Amigos Leitores, apesar de ter começado minha história no mundo da Tecnologia e Informática tendo como o primeiro contato com um "computador"um SENSACIONAL TK85 e depois ter tido como meu primeiro Computador o Super Expert MSX da Gradiente, foi com um ATARI que aprendi a gostar de Jogos! Mas, como minha vida acabou sempre sendo levada para o lado do PC, acabei me acostumando e amando jogar no mesmo os famosos jogos FPS ( Doom, Duke Nuken, Wolfstein, etc... ). Assim, hoje, não mais consigo me ver sem um PC "envenenado" para o trabalho pesado e rodar jogos com qualidade na hora do desestressar! Mas, muitos se perguntam se o PC é melhor para jogos ou não... reproduzindo então essa matéria publicada no site Game Vicio, espero contribuir para que você, leitor indeciso, aceite nossas afirmações e se junte a nós nesse clube! Clique em Leia Mais... Leia e Associae-se! ABRAÇO!





imagem


As opiniões divergem sobre o que é melhor para jogar, se são os computadores ou consoles específicos como XBOX360, PS3, Wii…. etc.

Vale a pena comprar um Playstation 3?
Compensa comprar um XBOX360?
O Nintendo Wii é tão legal assim? Ou é melhor adaptar seus controles a um PC?

A minha humilde opinião prefere os PCs, pelos vários motivos que listados a seguir, mas os consoles também têm o seu fã clube, e não deixam de ter argumentos fortes.

1: Um PC pode ser atualizado: Concordo que upgrades em geral são caros, especialmente quando voltados para jogos. Porém, no PC ele ao menos é possível. Você não fica preso a apenas 1 plataforma e pode atualizar quando quiser. Os consoles, ao contrário, são lançados em média a cada 5 anos, o que é uma eternidade em termos de tecnologia.

2: Games para PC são manipuláveis: Se você só jogou FarCry 2 em um console, provavelmente ficará impressionado com visuais que escondem o verdadeiro potencial do game na versão para PC. Há também recursos como o NVIDIA PhysX, acessível em consoles derivados da NVIDIA, portanto não espere que o Mirror’s Edge seja tão intenso num PS3 ou Xbox 360 como na versão de física melhorada do PC. Há também o clássico exemplo de GTA San Andreas, e seus milhares de mods e carros personalizados, disponíveis somente para PC.

3: PCs emulam consoles: Os computadores podem rodar qualquer software, inclusive um que simule qualquer console. Se você gosta de Mega Man, Mario Bros ou River Raid, não será necessário desenterrar um antigo Atari 2600 ou NES em um museu. Basta um emulador e um DVD cheio de ROMs. Se preferir, pode até mesmo jogar em Flash no PlayNES.net. Um console é o mesmo, sempre, ali paradinho, alheio à evolução frenética, somente empoeirando na sua estante.

4: Todo mundo tem um PC: Você pode jogar em qualquer lugar. Seus amigos têm PC’s, um notebook é diversão garantida, simples de carregar.

5: Mouse e teclado ainda são imbatíveis: Alguns joystics já superam a dupla mouse e teclado, apesar de terem preços salgados e não serem compatível com todos os jogos. Mas nada é tão intuitivo e versátil quanto um mouse e um teclado com mais de 100 teclas!

6: PCs possuem joysticks e gamepads: Você pode ligar os gamepads dos consoles no PC, e ainda existem gamepads ou joystics ainda melhores, específicos para PCs.

7: Consoles também travam: Games não possuem a “tela azul”, mas os anéis vermelhos dão a mesma dor de cabeça. As falhas em games para PC são corrigidas muito mais rapidamente!

8: Consoles podem sumir, mas games em PC são eternos: PCs serão sempre retro-compatíveis. Agora, tente achar um Super Nintendo pra vender hoje! Só em museu!

9: PCs são ilimitados por definição: Não há nada que os consoles façam que um PC não consiga fazer. Agora, qualquer coisa que exija movimentos precisos e rápidos deixa a desejar no PS3, Xbox 360 e Wii. Jogar games de RTS, como Warcraft, Starcraft em um console é uma bagunça. Mesmo joguinhos simples como Worms precisam de controles mais precisos, como um mouse! Num PC, as possibilidades são imensas!

10: Os jogos nascem nos PC’s: Nem tudo é lançado para os consoles. As coisas mais legais, estranhas e menos previsíveis do mundo dos games rodam apenas nos PC’s. Basta passar alguns minutos jogando Crayon Physics, DCS Black Shark, Synaesthete, Fret Nice e Iron Dukes.

11: Jogos de PC são mais baratos: Nos EUA quando Gears of War foi lançado, a versão para Xbox 360 custava 60 dólares, a para PC 50 dólares. No Brasil esse custo varia ainda mais, com títulos top de PC por 99 reais, enquanto os irmãos de console variam de 160 a 229 reais.

12: Partidas online em PC são de graça: O Multiplayer online nos games para PC sempre foi e sempre será gratuito (salvo os MMOs que possuem tarifações distintas). Isso não é um serviço especial, está atrelado à cultura do consumidor. Além do mais, tais jogos exigem um perfil online, um clã, e um monte de outras coisas que justificam a cobrança.

13: Pirataria não é um problema exclusivo do PC: Assim como no PC, a pirataria nos consoles é grande. Mas é necessário um número elevado de modificações no hardware dos consoles para aceitar cópias piratas de games. Em geral, tais mudanças invalidam a garantia, isto quando não estragam o console!

14: PCs tem jogos para toda a família: A variedade de títulos para toda a família nos PCs é muito maior do que para os consoles. Quase todos os jogos tem versões para PC! Sem falar que muitos deles podem ser baixados de graça.

15: Os monitores são muito superiores às TVs: A resolução nativa dos monitores aproveita muito melhor os recursos dos jogos. As TV’s FULL HD ainda são caras, e monitores de resolução maior (apesar de menores) apresentam uma qualidade gráfica muito mais agradável para jogar!

16: PC’s servem para outras coisas: nem precisa explicar. Cansou de jogar? O console não serve mais pra nada… já o PC!



WINDOWS SEVEN RTM EM 06 DE AGOSTO


Amigos Leitores, o WINDOWS 7 está chegando. Segundo o Site GameVicio a versão RTM do mesmo já será lançada em 06 de Agosto e o lançamento oficial para o grande público será em 22 de Outubro. Mais detalhes, clique em Leia Mais... e confira ! ABRAÇO !



A Microsoft explicou que se a versão final (chamada RTM para Release To Manufacturing) do Windows 7 foi compilada no final de julho, os parceiros poderão fazer o download no próximo dia 6 de agosto.

imagem


É importante lembrar que o grande público não terá acesso à versão RTM, a não ser que vaze de forma ilegal via BitTorrent, por exemplo. A Microsoft agradeceu aos fãs pelo seu apoio e a companhia lembrou que eles poderão utilizar o RC até o dia 1 de março de 2010, quando o sistema começará a reiniciar a cada 2 horas, ficando completamente inativo no dia 1 de junho de 2010.

Os parceiros Microsoft Connect e MSDN poderão baixar o RTM em inglês a partir do dia 6 de agosto e os membros do Microsoft Partner Network Portal poderão experimentar esta versão do Windows 7 a partir do dia 16 de agosto. Todas as outras línguas serão disponibilizadas no dia 1 de outubro. Os OEM receberão um tratamento especial, poderão dispor das imagens do Windows 7 apenas dois dias depois da compilação do RTM.

A Microsoft também confirmou a disponibilidade de um Family Pack para o Windows 7 reunindo três licenças, mas a companhia não forneceu nenhuma informação sobre o preço. O lançamento oficial do sistema operacional está previsto para o dia 22 de outubro.

IMAGEM DE HOJE - OQUÊ É SER MILIONÁRIO ?

Amigos Leitores, muitos de vocês com certeza gostariam de ser milionários não é ? Pois é, mas quanto, em espécie, siginifica o montante necessário para poder fazer parte desse seleto grupo ?
Clicando em Leia Mais... você verá o exemplo de quanto dinheiro é preciso e qual espaço físico ele ocuparia para que você além de ser milionário, pudesse vizualizá-lo além dos extratos bancários !
Reprodução de Matéria vista no Blog Alguma Coisa.Net
ABRAÇOS.





Uma única e “simples” nota de US$ 100:

Um maço de notas de US$ 100, totalizando US$ 10.000:

Essa pequena pilha tem 1 milhão de dólares. É até difícil de acreditar…

Já uma pilha de 100 milhões é um pouco maior…

Entrando na ordem de grandeza do tio Bill Gates, 1 bilhão de dólares:

E por fim, um simplório trilhão de dólares:

E agora, quem quer ser um milhonário?


40 ANOS DA CHEGADA DO HOMEM A LUA

Amigos Leitores, essa semana comemoramos 40 anos de um dos maiores feitos da Humanidade, a chegada do Homem a Lua. Pela primeira vez, saimos de nosso "planeta natal" e fomos explorar um novo planeta, na verdade, nosso satélite natural, a Lua.
Em homenagem a esse aniversário, o Blog DTUP, reproduz para vocês, dois artigos muito interessantes sobre o assunto, se gostam ou querem saber um pouco mais sobre esse grande feito, clique em Leia Mais... e Confira !!!!
ABRAÇOS !!!




Reprodução do Blog Acerto de Contas

armstrong-na-lua

por Maurílio Ferreira Lima*
para o Acerto de Contas

O mundo inteiro, nesta semana, comemora os 40 anos da chegada do homem à Lua. O feito aconteceu no dia 20 de julho de 1969. Nos tempos modernos podemos relacionar três dos maiores feitos tecnológicos da humanidade.

1 - A formidável operação tecnológica que permitiu a construção de pontes, portos, tanques e navios que possibilitaram a invasão da Normandia, no famoso dia D, em 1945, para derrotar os nazistas.

2 - A tecnologia de foguetes que permitiu aos americanos esse feito histórico só foi possível devido aos cientistas alemães, que fugiram pra os EEUU depois da morte de Hitler. Esses cientistas foram os mesmos que criaram os primeiro mísseis para destruir a Inglaterra, para vencer a 2º Guerra Mundial e impor a ideologia Nazista ao mundo.

3 - A operação tecnológica que contou com mais de 500 especialistas em terra, e cerca de 1000 empresas para realizar a operação Apolo 11, que levou os três astronautas americanos ao espaço: Neil Armstrong, 38 anos (o primeiro a pisar na Lua), Edwin Aldrin e Michael Collins. O relógio marcava 23 horas, 56 minutos e 30 segundos quando pisaram o solo lunar.

Mais de 1 bilhão e meio de pessoas acompanhavam tudo via satélite. Naquela hora, Neil Armstrong pronunciou, talvez, a mais famosa e inesquecível frase já dita por uma pessoa a bilhões de outras.

“ESTE É UM PEQUENO PASSO PARA O HOMEM, MAS UM GIGANTESCO SALTO PARA A HUMANIDADE.”

Para vencer a distancia de mais de 1 milhão de km foram necessários 7 dias de vôo. Passaram 2 horas na Lua e lá deixaram uma bandeira americana e uma placa de ouro, onde estava escrito:

“AQUI OS HOMENS DO PLANETA TERRA PUSERAM PELA 1º VEZ OS PÉS NA LUA. VIEMOS EM PAZ. EM NOME DE TODA A HUMANIDADE.
ASS.: PRESIDENTE RICHARD NIXON.”

As marcas das botas dos astronautas americanos ainda estão em solo lunar, porque a Lua não tem ventos que poderiam apagá-las. A paisagem lunar é de uma desolação mortificante. A Lua não tem nenhuma cor. É toda cinza.

terra-vista-da-lua

Os americanos avistaram ao longe, na imensidão do Universo, a bolinha da Terra, e verificaram que ela é azul. O primeiro homem a avistar a Terra do espaço foi o astronauta russo Yuri Gagarin, a bordo do Sputnik.

“ELA É AZUL.”

Outra frase famosa de Gagarin na entrevista quando retornou ao planeta Terra. Perguntado se vira Deus, simplesmente respondeu que “Ele não estava lá.”

A Operação Apolo 11, em valores de hoje, custou cerca de 150 bilhões de dólares. Com muito dinheiro por trás da Operação, podemos entender que foi decidida por razões políticas.

Na década de 1960, estava no auge a Guerra Fria. Como a URSS já tinha enviado o astronauta Yuri Gagarin ao espaço (1961), em tempos de Corrida Espacial isso significava que, perante o mundo, os americanos estavam atrás dos soviéticos.

Muitas pessoas ao redor do mundo desconfiam que a chegada do homem à Lua no dia 20 de julho de 1969 foi uma armação do governo americano, que teria trabalhado junto com cineastas, explorando os milagres dos efeitos especiais do Cinema.

Alguns até acreditam que o homem chegou à Lua naquela época, mas alguns anos depois de 1969. Nesse ponto de vista, a chegada de Armstrong não teria passado de uma jogada política, com o objetivo de superar a URSS na corrida espacial daquele mundo bipolar da Guerra Fria.

Será?



Reprodução do Arquivo Veja sobre o Assunto



25/12/1968
Apollo 8

1/1/1969
Apollo 8

22/1/ 1969
Corrida espacial


21/5/1969
Apollo 10

16/7/1969
Apollo 11

23/7/1969
Apollo 11



Em 21 de dezembro de 1968, Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders foram os protagonistas de um show inusitado. A missão Apollo 8 durou sete dias e seis noites e foi a primeira a levar o homem à órbita da Lua. Os Estados Unidos davam um passo à frente da União Soviética. Os tripulantes, porém, não conseguiram pousar na Lua. A nave apresentou defeitos graves, enfrentou um choque com um meteorito e uma tempestade solar. Mesmo assim, a operação foi considerada um sucesso: os três conseguiram retornar aos Estados Unidos e o sentimento geral era de que o homem estava pronto para receber o futuro.

Diretores da Nasa anunciaram para o ano de 1969 mais cinco missões Apollo. A de número 9 foi um importante teste de equipamentos e a missão 10 avançou um pouco, mas também não chegou a atingir o solo lunar. No dia 20 de julho de 1969, no entanto, Neil Armstrong, da Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A novidade foi comunicada pela TV e pelo rádio a cerca de 1,2 bilhão de pessoas. VEJA anunciou a façanha com o seguinte título: "Chegaram". A tripulação contou com mais dois homens: Buzz Aldrin e Michael Collins. Armstrong proferiu uma das mais famosas frases da história: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".

A bandeira dos Estados Unidos foi hasteada e a ela Armstrong e Aldrin prestaram continência. Em solo lunar foi deixada uma placa com a mensagem: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". Na bagagem, os astronautas trouxeram 37 quilos de pedras, que foram analisadas em laboratórios. A idéia era descobrir por meio dessas rochas os segredos do sistema solar e de todo o mundo.

Quatro dias depois dos primeiros passos na Lua, os três voltaram a Terra e ficaram isolados durantes muitos dias. A hipótese de que poderiam sofrer algum tipo de contaminação foi logo descartada. De acordo com os astronautas mais importantes do mundo, a chegada do homem até a Lua representava a nova era da vida na Terra. Os soviéticos saudaram os americanos, mas não se livraram do amargo gosto da derrota.

A missão Apollo 12 esteve na Lua em novembro de 1969 e foi responsável por investigar crateras. Os tripulantes voltaram a Terra com muitas fotografias e material coletado no solo da Lua. No início de 1970 foi a vez da aventura por meio da Apollo 13. A missão foi conturbada em função de vários problemas com a nave durante a viagem de ida. Os astronautas James Lovell, Fred Haise e John Swigert reagiram ao inusitado de forma serena, não demonstraram medo, tomaram as providências emergenciais com precisão e conseguiram voltar com vida.

Alguns anos após a primeira viagem até a Lua, imaginava-se que a colonização de outros planetas viria logo em seguida. O Projeto Apollo durou duas décadas e foram investidos mais de 40 bilhões de dólares por parte dos Estados Unidos. O valor da conquista simbólica é inegável e lucrou-se muito com a aplicação da tecnologia espacial em outros setores industriais. Em ganhos práticos ainda falta muito. A meta da Nasa é que o homem volte a pisar na Lua por volta de 2015.

GAMES - RESIDENT EVIL 5 GPU BENCHMARK

Amigos Leitores, muitos aqui sabem que além de entusiasta e técnico em informática, sou fanático por games para PC. Recentemente eu fiz o download do Benchmark Test da Capcom para seu mais novo lançamento, o game número 5 da série Resident Evil! Olha, fiquei impressionado com a qualidade gráfica do jogo, e estou ansioso por seu lançamento. Nesse Post, deixo para vocês os links para download do Benchmark e também, uma reprodução de uma matéria que li no GameVício sobre um Teste Comparativo de VGA´s feito com o mesmo.
Clique em Leia Mais...
ABRAÇO !






Download do Benchmark Clique Aqui !!!!




Preparado para o terror?


imagem


Resident Evil 5: Engine
O novo episódio da série Resident Evil é baseado na MT Framework Engine, como Devil May Cry 4 e Street Fighter 4. O desenvolvimento da Capcom utiliza quase toda a tecnologia moderna de renderização do HDR, Hemisphere Lighting, Soft Shadows, Soft Particles, Motion Blur, Alpha Coverage e Ambient Occlusion. Além de proporcionar excelentes otimizações para sistemas multi-core, a Engine MT Framework(2.0) já está pronta para o DX11, embora o jogo Resident Evil 5 tenha sido renderizado apenas para os DX9 e DX10. Em comparação com as versões para os consoles, a versão para o PC de Resident Evil 5 oferece texturas mais definidas e resoluções mais altas.

O site Pcgameshardware preparou um benchmark com 11 placas gráficas diferentes, em 3 níveis de resolução(1280x1024, 1680x1050 e 1920x1200), utilizando os DirectX9 e DirectX10. Veja abaixo os resultados obtidos.

(DX9 - 1280X1024)

imagem


(DX9 - 1680x1050)

imagem


(DX9 - 1920x1200)

imagem


(DX10 - 1280x1024)

imagem


(DX10 - 1680x1050)

imagem


(DX10 - 1920x1200)

imagem


Obs: Máquina utilizada nos testes
Hardware: Core i7 920@3,5GHz; Intel X58; 3x2048 MiB DDR3-1400(7-7-7-21)
Software/Drivers: Windows Vista x64 SP1; Geforce186.18(Q)/Catalyst9.6(Al def)

BOYS TOYS - GUIA DE COMPRAS PLACAS DE VÍDEO 3D



Amigos Leitores, esse Post é para vocês que querem saber ou estão pretendendo trocar de Placa de Vídeo. Um guia de compras com, não muito detalhado, mas, muito bem elaborado com destaque para o foco para o qual cada placa se encaixa melhor. Espero que gostem !
Lembre-se, matéria completa será visualizada se você clicar em Leia Mais...
ABRAÇO !





Muitos modelos, configurações e preços. Veja nossas recomendações para uma boa compra.

O sonho de todo jogador que utiliza o computador como plataforma para jogos é possuir uma placa de vídeo ideal para rodar os jogos de última geração. É óbvio que nem sempre é possível adquirir a melhor placa disponível no mercado, porque os impostos no Brasil tornam tudo muito mais caro. Contudo, muitos jogadores já sabem bem disso e já têm em mente que a compra de uma placa gráfica de desempenho médio é a única solução.

Sabendo disso, o Baixaki optou por montar um guia de compras com todas as dicas que você precisa para adquirir a sua placa de vídeo. Você saberá qual a capacidade de cada modelo (tanto da NVIDIA como da AMD ATI) de placa de vídeo e terá uma boa noção de preços. É altamente recomendado que antes de ler este artigo você conheça nosso dicionário de Hardware, porque muitos termos deste texto ainda não são comuns.

Objetivo do Guia de Compras

Assim como outros artigos que o Baixaki já criou, este guia de compras tem como objetivo principal sugerir alguns modelos de placas de vídeo interessantes com preços razoáveis. As atividades citadas no texto servem apenas como indicação e não sugerem necessariamente o limite máximo da capacidade das placas de vídeo comparadas.

Este artigo é voltado para usuários iniciantes, de modo que não abordaremos todos os aspectos técnicos das placas de vídeo, pois tais características inviabilizam o entendimento por parte de usuários com conhecimentos superficiais, ou até mesmo leigos no assunto.

Placas para executar vídeos de alta definição
Assista filmes em Blu-Ray e jogue games em resoluções baixas

Low Profile - Perfil básico

Pela tabela fica bem fácil de visualizar que uma placa de vídeo para rodar vídeos de grande resolução tem seu preço máximo em 250 reais. Agora você deve estar se perguntando qual escolher, sendo que são tantas marcas e tantos dados. Pois bem, vou ajudar você a analisar uma a uma, para que então você tenha uma ideia bem clara de qual é a mais compensadora.

Preço atraente e mais memória, só peca na taxa de transferênciaComecemos com a AMD ATI HD3450 da PowerColor, a qual possui meros 256MB de memória RAM. Evidentemente essa é a placa que menos convém, pois além de ter menos memória, a tecnologia (os tais 64bits na verdade são referentes ao BUS da memória) da memória é muito baixa. E para quem pode gastar 170 nessa placa, talvez seja muito mais interessante economizar mais 7 reais e comprar a NVIDIA GeForce 8400GS da XFX, que tem mais memória. Vale lembrar que a taxa de transferência da GeForce 8400GS é um pouco menor, mas isso não será um grande problema, pois para vídeos de alta resolução este fator não reduz em nada a qualidade e desempenho.

Pois bem, há uma boa distância de preço entre essas duas placas e as demais. A placa que talvez não vá interessar a ninguém deve ser a ATI HD4350 da XFX, pois ela tem um preço muito alto para dispor de uma memória que opere em 64bits. Entre as placas mais fortes fica um pouco difícil escolher, pois a principio o único detalhe que as diferencia é a velocidade do GPU (processador gráfico).

Preço baixo e ótimas configurações - A placa mais indicada para quem não quer gastar muito

Note que a NVIDIA GeForce 9400GT da Zotac só supera a NVIDIA GeForce 8600GT da XFX na velocidade do GPU — e são meros 10MHz. Claro, se você tiver 20 reais sobrando, uma ótima ideia é optar pela 9400GT que tem um processador mais recente (e um suporte aprimorado ao PhysX). Apesar de estas GeForces mostrarem bom serviço para o que procuramos, a placa que mais compensa entre as de alto valor é, sem dúvida, a AMD ATI HD4650 da HIS HighTech, porque ela supera as concorrentes em tudo — principalmente na taxa de transferência.

Placas para edição de vídeo e imagem
Trabalhe com programas pesados e execute games mais exigentes

Medium Profile - Perfil empresarial

Editar vídeos e imagens são tarefas pesadas para qualquer computador. Além de exigir muito processador e memória RAM, essas atividades requisitam uma excelente placa de vídeo. Claro que, as placas da tabela são ótimas opções para games também, sendo que a maioria delas deve garantir um bom desempenho em monitores que não ultrapassem as 19" (polegadas).

Repare que os valores dessas placas são superiores aos 350 reais, dinheiro este que será muito bem aplicado. Vamos avaliar primeiro a AMD ATI HD3850 da Sapphire. Ela é a mais fraca entre todas as placas e também a mais barata, contudo, veja que ela perde por muito pouco das concorrentes. Como seu preço é atraente, talvez seja uma ótima ideia para pequenas e médias empresas que não querem gastar muito.

Já a AMD ATI HD3870 da Sapphire é a segunda placa mais cara, porém tem as melhores configurações. Dentre todas estas, talvez esta HD3870 seja a mais compensadora, pois ela tem uma boa relação custo/benefício.

Sapphire HD3870 - A mais indicada para quem procura editar vídeos e imagens

As duas NVIDIA brigam entre si, pois trazem configurações muito semelhantes e um desempenho similar. Evidentemente não detalhamos todas as configurações destas placas, portanto, basta dizer que para quem procura melhor desempenho, a GeForce 8800GT da ASUS irá ganhar tranquilamente da 9600GT. Contudo, esta 9600GT da Zotac mostrará um desempenho superior em jogos que utilizem o PhysX (leia mais sobre esta tecnologia).

Zotac GeForce 9600GT - Alta tecnologia e garantia de bom desempenho

Nesta categoria a placa mais indicada é a HD3870 da Sapphire, tanto por preço quanto por seu ótimo desempenho em tarefas pesadas. Caso você queira economizar, a GeForce 9600GT seria a indicação perfeita, pois ela tem alta performance, melhor suporte a tecnologia PhysX e não fica devendo em quase nada para as concorrentes.

Placas para jogos
Prontas para os games de última geração

High Profile - Perfil Jogador

O principal motivo de um usuário adquirir uma placa de vídeo é, justamente, para utilizar seu computador como uma plataforma de jogos. Visualizando os modelos da tabela, pode-se ter uma noção de que placas de vídeo “top” (preparadas para os melhores gráficos dos últimos games lançados) custam de 580 reais para mais.

O modelo mais econômico dessa classe é a NVIDIA GeForce 9800GT, a qual custa a bagatela de 585 reais. Além disso, a 9800GT é uma placa capaz de rodar qualquer game (desconsiderando Crysis e games exageradamente pesados) de última geração na impressionante resolução de 1680x1050 com filtros ativos e qualidade alta.

Um jogão que a Zogis GeForce 9800GT executa com filtros ativos e na resolução de 1680x1050 pixels
Dead Space: Um dos melhores jogos do ano passado

Dentre as placas voltadas aos gamers, a que oferece mais recursos é custa menos, certamente é a NVIDIA GeForce 9800GTX Plus da XFX. Esta placa tem um poder de fogo superior a da AMD ATI HD4850 (montada pela HIS HighTech) e custa quase 20 reais a menos.

Comparando as placas mais caras desta categoria, você talvez optaria pela AMD ATI HD4870 da PowerColor e provavelmente se arrependeria. Ainda que esta placa tenha um processador de maior velocidade e uma taxa de transferência superior, ela perde facilmente em games para a NVIDIA GTX260 da EVGA. Além de a GTX260 ter mais memória e a tecnologia de 448bits na memória, ela tem suporte a PhysX e custa somente 13 reais a mais.

EVGA GTX260 - Placa TOP voltada para encarar games em alta resolução

Se você procura pela melhor relação custo/benefício opte pela NVIDIA 9800GTX PLUS. Caso você esteja procurando por uma placa mais forte, que esbanje desempenho (e custe pouca coisa a mais), não tenha dúvida que a GTX260 é a melhor opção.

Placas para entusiastas
Exagero em desempenho

Extreme profile - Perfil entusiasta

*As placas AMD ATI HD4850 X2, AMD ATI HD4870 X2 e NVIDIA GTX295 possuem dois chips gráficos. Os dados apresentados na tabela são referentes apenas a um dos chips. Portanto, as três alcançam o dobro do clock do GPU, o dobro de bits na memória e uma taxa de transferência até duas vezes maior.

As placas mais cobiçadas do mercado são voltadas somente a pessoas com muito dinheiro. Com preços que superam os 2 mil reais, estas placas tendem a ser produtos que durarão por muito tempo, todavia a compra de uma placa dessas só é recomendada para jogadores que já tenham uma fonte capaz de fornecer toda a energia que estas belezinhas necessitam.

Como você pode ver, dentre as placas mais potentes, temos três delas que funcionam em “dual core”. Veja que a AMD ATI HD4850 X2 da Sapphire é a mais barata dessas placas e já conta com duas GPUs. Essa placa tem mais memória do que as da concorrente NVIDIA e processador com 2MHz a mais, contudo a taxa de transferência dela é bem inferior. A compra desta placa é válida para quem não vai jogar em resoluções superiores a 2000 pixels de largura e com filtros funcionando em um nível baixo.

Essas placas conseguem reproduzir gráficos como este sem fazer muito esforço
Crysis Warhead: Gráficos impressionantes que exigem placas à altura do game

Por 200 reais a mais você pode comprar uma NVIDIA GTX280 da EVGA, que certamente terá uma performance melhor em qualquer jogo. Repare que esta placa possui apenas 1GB de memória, porém ela tem uma taxa de transferência maior — fator que gera um aumento significativo em desempenho de quaisquer atividades gráficas.

Com preços próximos aos 2 mil reais, temos três modelos de placa. A NVIDIA GTX285 é a que oferece menor desempenho (ela tem apenas um GPU) e menor quantidade de memória, portanto se você estiver pensando em gastar tanto em uma placa, descarte a GTX285 de suas opções.

XFX HD4870 X2 - Alto desempenho nos games mais exigentes

Os outros dois modelos de placa concorrem de perto e possuem características bem parecidas. Veja que a AMD ATI HD4870 X2 possui mais memória, processador mais veloz e maior taxa de transferência. A NVIDIA GTX295 só tem a vantagem de ter a memória trabalhando com tecnologia de 448bits. Provavelmente você deve estar pensando porque a GTX295 custa mais caro, se ela parece ser mais fraca. Isso mesmo, ela parece ser mais fraca, mas está comprovado já que ela supera facilmente a HD4870 X2.

Sendo assim, temos nossas últimas indicações. A placa de vídeo de alto desempenho (voltada a entusiastas) mais barata é a AMD ATI HD4850 X2 e é recomendada pela ótima relação custo/benefício. Já para consumidores que procurem o que há de melhor, a NVIDIA GTX295 da XFX é a grande indicada, ainda mais que ela tem suporte a PhysX.

XFX GTX 295 - Supera qualquer outra placa e garante a você o melhor desempenho em jogos de última geração

Escolha a sua

Bom, agora é hora de você escolher. Contudo, não esqueça que para comprar uma das placas indicadas é de suma importância que você confira a potência de sua fonte, porque placas como a ATI HD4870 X2 exige uma fonte de no mínimo 750Watts. Além disso, confira se seu gabinete possui espaço suficiente para armazenar essas "pequenas" placas.

Vale lembrar que há várias montadoras de placas gráficas, sendo que as que foram indicadas nas tabelas foram escolhidas por trazerem as mesmas configurações oferecidas por outras marcas e principalmente por terem um preço reduzido. Claro que você não precisa necessariamente comprar um dos modelos indicados no texto, mas caso você queira poupar tempo, já sabe que os modelos indicados são de boa qualidade.

A pesquisa de preços e modelos foi realizada no site Buscapé, por isso se você tem interesse em algum dos modelos que estão nas tabelas, procure no Buscapé para conferir outros preços.

E você, quais placas de vídeo recomendaria e por quê? Compartilhe sua experiência conosco!

Atualizado

Devido às opiniões de alguns usuários, este parágrafo foi adicionado para esclarecer algumas dúvidas que surigram por causa da má interpretação de certos trechos. A GeForce 9600GT não apresenta desempenho superior à 8800GT, mas consegue melhor processamento em jogos que utilizem a tecnologia PhysX. Outro ponto importante a ser abordado é que apesar da 8800GT possuir exatamente as mesmas características da 9800GT, esta possui suporte à HybridPower e tem maior valor de mercado, fator pelo qual ela foi incluída em outra categoria (Placas para jogos).


← Anterior Proxima → Página inicial

Total de visualizações

ANUNCIO01

ANUNCIO02

ANUNCIO03

ANUNCIO04